10 de abril de 2008

Polly, posso fazer uma enquete?, se não gostar pode tirar, (daniel)

Olha que legal! Mas tem regrinhas...

Olha, podem ver o video, mas parem quando o tempo estiver em 4min20seg, com umas danças doidas lá, porque aquilo nao faz parte.

Daniel

.....

Características do planeta Terra



Peguei esse texto da google, tem coisa que não aprendemos ainda, mas saber mais sempre é melhor!!!!!!!

A Terra fluida

A Terra é rodeada por uma camada gasosa contínua chamada atmosfera. A atmosfera é formada por uma mistura de gases, principalmente oxigênio, nitrogênio, dióxido de carbono e vapor d´agua. Essa camada nos protege das radiações nocivas do Sol e controla a temperatura do planeta. Os mares e oceanos formam uma extensa camada de água líquida, interrompida apenas pelos continentes, a que se dá o nome de hidrosfera. A hidrosfera e a atmosfera constituem a parte fluida do planeta, cujas partículas (líquidas e gasosas) podem movimentar-se livremente umas em relação às outras.

A Terra sólida

A Terra se parece com uma esfera, ligeiramente achatada nos pólos. Essa forma recebe o nome de geóide. A parte sólida da Terra é chamada geosfera. A geosfera tem uma série de propriedades que ajudam a fornecer muitas informações sobre o planeta. A gravidade (força com a qual a Terra atrai os corpos próximos a ela, dependendo da distância desses corpos em relação ao centro do planeta) varia de um ponto a outro. Essas variações permitiram comprovar que o raio da Terra é maior no Equador do que nos pólos.

O método sísmico

As mais importantes informações sobre o interior da Terra foram trazidas pelo método sísmico. Esse método estuda as mudanças de velocidade com que as ondas sísmicas atravessaram a Terra. As variações indicam a existência de materiais com propriedades diferentes e permitiram deduzir como é seu interior.

Como é o interior do planeta

A Terra divide-se em camadas concêntricas de diferentes composições e estados físicos. As camadas são separadas pelas descontinuidades de Mohorovicic e de Gutenberg. A camada mais externa é a crosta, formada por granito nos continentes e por basalto sob os oceanos. O manto é a camada intermediária e a mais extensa. Supõe-se que seja formado por uma rocha chamada peridotite. Na zona central da Terra encontra-se o núcleo, composto por ferro e níquel.

Pesquisa profunda

Uma equipe de geólogos e técnicos da antiga União Soviética perfurou um poço com mais de 14 mil metros na península de Kola. É a mais profunda sondagem realizada até o momento e trouxe informações valiosas a respeito da composição da crosta terrestre. No manto superior, entre 100 e 200 quilômetros de profundidade, existe uma zona chamada astenosfera, pouco compacta, formada por materiais parcialmente fundidos.
A parte do manto situada acima da astenosfera é mais sólida e forma com a crosta uma unidade chamada litosfera.


O calor da Terra

A temperatura da Terra aumenta à medida que nos aprofundamos em seu interior. Desse modo, por exemplo, o interior das minas é mais quente que a superfície. A elevação da temperatura devido à profundidade chama-se gradiente geotérmico, e tem o valor aproximado de 1 grau a cada 33 metros. Ao entrar em erupção, o vulcão mostra o calor interno da Terra, capaz de fundir rochas e expulsá-las na forma de lava.

Os vulcões em erupção são amostras da atividade no interior do planeta.

Olhem uma foto de um vulcão em erupção, espero que gostem,
Coloquei grande para que vocês possam ver melhor.
(Daniel)

Dúvida

Polly, esqueci, se o dever de Portuquês, (a interpretação oral) é pra fazer no caderno, responde ate as 9:00 da manhã, se puder

Dúvidaa!!!!!

Polly,
O resumo da semana é em forma da turma ou de mim.[Vou terque falar sobre as matérias, as "esperiências", os projetos, os estudos, as ações, os horários] e que mais?
thalles

As camadas da terra

A Terra é classificada em três tipos de camadas, que são divididas de acordo com certos critérios químicos e físicos. De forma simplificada, a Terra é formada por uma camada externa, um manto viscoso e um núcleo na parte mais interna.



A camada externa, denominada de crosta terrestre, é a camada cuja espessura vai de 5 a 30 km. Existem diversos tipos de crosta, no entanto, os principais são a crosta continental e a oceânica. A crosta continental é composta por rochas graníticas. Já a crosta oceânica é de composição basáltica.

O manto é uma camada essencialmente viscosa, composto por substâncias ricas em ferro e magnésio, apresenta temperaturas que podem variar de desde 100º Celsius a 3500º Celsius.

O núcleo é a camada mais interna do planeta. Contêm basicamente elementos metálicos como ferro, níquel e silício, essa camada representa cerca de 1/3 de toda a massa da Terra. O núcleo é dividido em duas partes: o núcleo sólido, com um raio de 1250 km e o núcleo líquido que o envolve. As temperaturas nessa camada são extremamente altas, chegando a 5000ºC. Alguns especialistas acreditam que o núcleo da Terra gira mais rápido que o restante do planeta.

Laura Simões

Identificando-me

Eu, o Daniel, que mandei esse vídeo falando de vulcões. Polly, se não gostar, pode excluir.
Arquimedes

Matemático e inventor grego (287 a.C.-212 a.C.). O primeiro a trabalhar com a matemática aplicada à produção de experimentos e instrumentos. Nasce em Siracusa, atual Sicília. Começa a freqüentar a Biblioteca de Alexandria e a estudar matemática muito jovem. Entre suas invenções estão catapultas construídas com base no princípio da alavanca, por ele descrito. Graças a elas, Siracusa resiste por três anos aos ataques romanos. Deixa também importantes contribuições à geometria, como a descoberta do volume de uma esfera, igual a dois terços do volume de um cilindro circunscrito nela. Arquimedes valoriza tanto esse achado que pede para gravar em seu túmulo o desenho de um cilindro circunscrito em uma esfera. Formula o chamado Princípio de Arquimedes, que afirma que todo corpo mergulhado em um fluido recebe um impulso de baixo para cima igual ao peso do volume do fluido deslocado. Com isso consegue explicar por que os corpos mais densos afundam na água e os menos densos flutuam. Após a tomada de Siracusa pelos romanos, é morto por um soldado das tropas invasoras.

Platão
Filósofo grego (384 a.C.-322 a.C.). Considerado o fundador da lógica, sua obra tem grande
influência na teologia cristã na Idade Média. Nasce em Estagira, antiga Macedônia e atual
província da Grécia. Muda-se para Atenas com 17 anos e lá se torna discípulo de Platão até os
37. Após a morte de Platão, fica três anos em Assos, na Ásia Menor, antes de se mudar para a
ilha de Lesbos. Passa o ano de 343 a.C. como preceptor de Alexandre, o Grande, da Macedônia.
Quando este assume o trono, em 335 a.C., retorna a Atenas e organiza a própria escola, o Liceu,
voltada para a pesquisa das ciências naturais. Desenvolve a partir daí um sistema filosófico de
orientação realista, no qual defende a investigação dos fenômenos da realidade com base na
experimentação. Para ele, deve-se procurar o conhecimento por meio do "intelecto ativo", como
denomina a inteligência. Com exceção da Constituição de Atenas, suas obras se perdem com o
tempo – mas não seu pensamento, preservado pelos discípulos. Ele abrange várias áreas do
conhecimento, como lógica, ética, política, teologia, metafísica, poética, retórica, antropologia,
psicologia, física e biologia. Seus escritos lógicos estão reunidos no livro Organon. Morre em
Cálcis, na ilha de Eubéia, na Grécia.

Euclides
Matemático grego (séculos IV a.C.-III a.C.). Fundador da geometria. Não se conhece o local nem a data de seu nascimento e morte e quase nada se sabe sobre sua vida. É possível que tenha recebido ensinamentos dos primeiros discípulos de Platão. É certo, porém, que funda em Alexandria, durante o reinado de Ptolomeu I (367/364 a.C.?-283/282 a.C.?), a primeira escola de matemática. Sua principal obra, Elementos, de 13 volumes, é considerada essencial para o estudo da geometria. Euclides formula os axiomas e postulados que estabelecem os princípios básicos da geometria. Ao fazer uma compilação dos principais estudos de matemáticos que o antecederam, entre eles Hipócrates e Eudoxus, cria novos teoremas e sistematiza os já existentes sobre geometria plana, espacial e sobre números. Seus estudos dão origem à geometria euclidiana, só superada pelas atuais no século XIX. Deixa, entre outras obras interessantes, o estudo Dados, com 94 proposições de geometria elementar, e Fenômenos, que trata da geometria aplicada à astronomia.




Matheus
Wilbur e Orville Wright

Inventores e aviadores norte-americanos, considerados pelos compatriotas os pioneiros da aviação.

Wilbur Wright (16/4/1867-30/5/1912) nasce em Milville, estado de Indiana. O irmão Orville (19/8/1871-30/1/1948) é de Dayton, Ohio. O interesse de ambos pelo assunto surge em 1896, quando Wilbur lê sobre a invenção do alemão Otto Lilienthal, uma máquina que se levantava do chão – na qual seu criador morre. No início de 1899, Wilbur teoriza sobre como controlar um avião ao observar o vôo dos abutres. Nesse mesmo ano, os irmãos criam o primeiro planador. A experiência com planadores permite-lhes construir a série de máquinas com motor Flyer a partir de 1903. Conseguem voar por mais de meia hora em 1905, com a Flyer III, capaz de realizar várias manobras no ar. Fazem vôos demonstrativos com ela pela Europa, em 1907, e ganham popularidade. Dois anos mais tarde, são reconhecidos pelo governo dos Estados Unidos como os inventores do avião. Para brasileiros e franceses, no entanto, a primazia do invento cabe ao brasileiro Alberto Santos Dumont.

Alberto Santos Dumont

Aviador e inventor mineiro. Construtor do 14-Bis, o primeiro avião a ultrapassar a barreira de 25 m em vôo oficial, em 23/10/1906.Alberto Santos Dumont (20/7/1873-23/7/1932) nasce em Palmira, hoje rebatizada de Santos Dumont. Filho de um engenheiro e grande fazendeiro de origem francesa, vai para Paris em 1891, onde passa a maior parte da vida. Dedica-se ao automobilismo e logo à aeronáutica. Projeta dirigíveis com motor a petróleo e planeja, constrói e experimenta mais de 20 inventos aeronáuticos. Em 1901 cria o balão dirigível e ganha o Prêmio Deutsch, oferecido à aeronave que contornasse a Torre Eiffel. Em 1906 constrói o 14-Bis e, em 1907, o Demoiselle, avião extremamente leve, menor que o 14-Bis, no qual passeia todos os dias. Substitui o hidrogêniopelo gás de iluminação como combustível para balões, diminuindo o risco de explosões. Inventa o hangar, o relógio de pulso e a porta de correr sobre rodas. Volta ao Brasil em 1928 e, durante uma crise de depressão atribuída por alguns historiadores ao uso bélico do avião, suicida-se no Guarujá, São Paulo.

Matheus