22 de abril de 2008

Museu das Telecomunicações

Ansiosos para que chegue logo a hora de irmos conhecer o Museu das Telecomunicações? Calma, falta pouco.
Enquanto isso, vocês podem dar uma espiadinha nesta matéria exibida no programa FUZARKA, da Rede Band Minas. Nela, a equipe do programa apresenta para o público em geral esse espaço cultural criado em 2007, aqui em Belo Horizonte.
Parece ser muito interessante!




Consegui também umas imagens do museu. Confiram!








As imagens estão disponíveis em: http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=441134


Até logo mais!
Abraços,
Pollyana.

22 DE ABRIL - UM DIA PARA A TERRA







Com carinho,
Pollyana.

As Estações do Ano

Solstício, Equinócio

Os movimentos de rotação e translação da Terra e a inclinação do eixo do planeta são os responsáveis pelas estações. Entre setembro e março, o hemisfério sul recebe mais diretamente os raios do sol e há pelo menos 12 horas de luz. É a época da primavera e do verão. Enquanto isso, o hemisfério norte - que recebe a luz do sol de maneira mais indireta - passa pelo outono e o inverno. Nos outros seis meses do ano, a situação se inverte.

As diferenças entre as estações do ano são mais marcantes longe do Equador. A zona equatorial é atingida pelos raios solares quase perpendicularmente por todo o ano, o que faz com que os dias e as noites tenham a mesma duração e haja pequena variação de temperatura. Nas zonas de latitude média e temperada, as estações passam a ter características bem definidas. As regiões polares são atingidas pelos raios solares de maneira mais indireta, o que faz com que as temperaturas sejam sempre baixas. No verão, os dias são muito longos e extremamente curtos no inverno.

Solstício – A palavra solstício significa "Sol quieto", pois nesses dias o Sol alcança suas posições extremas no céu, ficando o mais distante do Equador. Isso dá origem ao dia mais longo do ano num hemisfério, marco do início do verão, e ao mais curto no outro, marco da entrada do inverno. No dia 22 ou 23 de junho acontece o solstício de inverno no hemisfério sul e o solstício de verão no hemisfério norte. No dia 22 ou 23 de dezembro acontece o contrário: solstício de verão no hemisfério sul e de inverno no hemisfério norte.



Equinócio – A palavra equinócio significa "noite igual". Ele marca o momento do ano em que a duração do dia é igual à da noite. Isso acontece quando o Sol fica exatamente sobre o Equador no seu caminho para atingir o ponto extremo ao norte ou ao sul. Por volta do dia 21 de março ocorre o equinócio de outono no hemisfério sul (e o da primavera no hemisfério norte) e no dia 23 de setembro acontece o equinócio da primavera no hemisfério sul (e o de outono no hemisfério
norte).

Matheus
Fonte:CD Almanaque Abril 2003

Dia da Terra


O Dia da Terra foi criado em 1970 quando o Senador norte-americano Gaylord Nelson convocou o primeiro protesto nacional contra a poluição. É festejado em 22 de abril e a desde 1990, outros países passaram a celebrar a data.
Sabe-se que a Terra tem em torno de 4,5 bilhões de anos e existem várias teorias para o “nascimento” do planeta. A Terra é o terceiro planeta do Sistema Solar, tendo a Lua como seu único satélite natural. A Terra tem 510,3 milhões de km2 de área total, sendo que aproximadamente 97% é composto por água (1,59 bilhões de km3). A quantidade de água salgada é 30 vezes a de água doce, e 50% da água doce do planeta está situada no subsolo.
A atmosfera terrestre vai até cerca de 1.000 km de altura, sendo composta basicamente de nitrogênio, oxigênio, argônio e outros gases.
Há 400 milhões de anos a Pangéia reunia todas as terras num único continente. Com o movimento lento das placas tectônicas (blocos em que a crosta terrestre está dividida), 225 milhões de anos atrás a Pangéia partiu-se no sentido leste-oeste, formando a Laurásia ao norte e Godwana ao sul e somente há 60 milhões de anos a Terra assumiu a conformação e posição atual dos continentes.
O relevo da Terra é influenciado pela ação de vários agentes (vulcanismo), abalos sísmicos, ventos, chuvas, marés, ação do homem) que são responsáveis pela sua formação, desgaste e modelagem. O ponto mais alto da Terra é o Everest no Nepal/ China com aproximadamente 8.848 metros acima do nível do mar. A Terra já passou por pelo menos 3 grandes períodos glaciais e outros pequenos.A reconstituição da vida na Terra foi conseguida através de fósseis, os mais antigos que conhecemos datam de 3,5 bilhões de anos e constituem em diversos tipos de pequenas células, relativamente simples. As primeiras etapas da evolução da vida ocorreram em uma atmosfera anaeróbia (sem oxigênio).As teorias da origem da vida na Terra, são muitas, mas algumas evidências não podem ser esquecidas. As moléculas primitivas, encontradas na atmosfera, compõe aproximadamente 98% da matéria encontrada nos organismos de hoje. O gás oxigênio só foi formado depois que os organismos fotossintetizantes começaram suas atividades. As moléculas primitivas se agregam para formar moléculas mais complexas.A evidência disso é que as mitocôndrias celulares possuam DNA próprio. Cada estrutura era capaz de se satisfazer suas necessidades energéticas, utilizando compostos disponíveis. Com este aumento de complexidade, elas adquiriram capacidade de crescer, de se reproduzir e de passar suas características para as gerações subseqüentes.A população humana atual da Terra é de aproximadamente 6 bilhões de pessoas e a expectativa de vida é em média de 65 anos.
Para mantermos o equlíbrio do planeta é preciso consciência dessa importância, a começar pelas crianças. Não se pode acabar com os recursos naturais, essenciais para a vida humana, pois não haverá como repô-los. O pensamento deve ser global, mas a ação local, como é tratado na Agenda 21.




Beijos,
Pollyana.

Calendário Gregoriano

No mundo, podemos ver que existem diferentes tipos de calendários, o nosso por exemplo é o gregoriano, que é composto de 365 dias , 5 horas , 48 minutos e 46 segundos. Hoje em dia, este calendário é considerado universal. Os países que não são cristãos tem outro tipo de calendário para fins religiosos. A maioria dos nomes dados aos meses tem origem no calendário de Rômulo, os outros vem do calendário de Numa Pumpílio. Depois os nomes de alguns meses foram alterados para homenagear o imperador César Augusto. A partir disso surgiram os meses: janeiro, fevereiro, março, abril, maio, junho, julho, agosto, setembro, outubro, novembro e dezembro.
Laura Novaes

Obrigada Polly!

Oi Polly,

Aqui é a Renata,mãe da Laura Novaes. Desculpe eu estar aqui neste espaço tão maravilhoso que você criou, mas não me contive e tenho que parabenizá-la por esta iniciativa e principalmente pela sua dedicação e disponibilidade com 'suas crianças'. De verdade estou muito feliz de ter você como a professora da minha querida filha. Você esta de PARABÈNS!!!

obs: Pode apagar esta postagem assim que ler.

Renata Novaes