22 de março de 2008





O que é um poliedro?

Trata-se de um objeto com muitas faces. Um poliedro tem “bicos”, que são os ângulos poliédricos, e faces planas, que são os polígonos.
Um poliedro que tenha com faces apenas polígonos regulares, todos idênticos, e que também apresente todos os bicos (ângulos poliédricos) idênticos entre si é um poliedro regular.

Platão, por volta do século VI antes de Cristo, estudou certa classe de poliedros; que vieram posteriormente, ser conhecidos como os poliedros de Platão, entre os quais se incluem os poliedros regulares.

De um poliedro de Platão, exige-se que:
* Todas as faces sejam polígonos, regulares ou não, mas com o mesmos número de lados;
* Todos os bicos sejam formados com o mesmo número de arestas.

Quantos são os poliedros de Platão?

Só existem cinco tipos de poliedros de Platão, regulares ou não, que são:
1. Tetraedro
2. Octaedro
3. Icosaedro
4. Hexaedro
5. Dodecaedro

Obs: Na tentativa de construir poliedros regulares, verificamos, na prática, que não é possível fazê-lo nem com hexágonos, nem com polígonos que tenham mais do que seis lados.

Por quê? Por quê? Por quê?

Ora, experimentem construir um poliedro regular com hexágonos!

Obs 2: Os poliedros podem ser convexos ou não-convexos.
* número de faces de um poliedro deve ser maior ou igual a 3.

TEOREMA DE EULER

Em todo poliedro com A arestas, V vértices e F faces, vale a relação V – A + F = 2 Essa relação é verdadeira para todos os poliedros convexos.

O poliedros regulares são conhecidos desde a antiguidade. O livro XIII dos “Elementos” de Euclides (cerca de 300 a.C.) é inteiramente dedicado aos sólidos regulares e contém extensos cálculos que determinam, para cada um, a razão entre o comprimento da aresta e o raio da esfera circunscrita.

Obs 3: A soma dos ângulos de todas as faces de um poliedro convexo é S = (V – 2).4r Onde V é o número de vértices e r é um ângulo reto.

A soma das medidas dos ângulos das faces de um poliedro convexo é dada pela expressão S = (V – 2) . 360

ATIVIDADES
Construa os poliedros:
1) bico: 2 quadrados e dois triângulos
2) Bico: 3 quadrados e 1 triângulo
3) Bico: 2 hexágonos e 1 pentágono
4) Construa um poliedro utilizando seis triângulos eqüiláteros. Trata-se de um poliedro regular? Por quê?
5) Construa um tetraedro regular:
6) Construa um hexaedro regular.
7) Construa um octaedro regular.
8) Construa um dodecaedro regular.
9) Construa um tetraedro que não seja regular.
10) Construa um hexaedro que não seja regular.
11) Construa um octaedro que não seja regular.
12) Construa um dodecaedro que não seja regular.
13) Será que você consegue construir um isocaedro regular (20 triângulos)????
http://mathforum.org/alejandre/applet.polyhedra.htmll
vitor

Desculpem-me!

Olá, turminha!

O título da postagem pareceu-lhes estranho? Vou explicar: alguns já devem ter observado que a poesia que enviaram está sendo divulgada numa postagem diferente, não é mesmo?

Bem, estou procurando um jeito de organizar as atividades postadas, por item. Por exemplo: poesias preferidas, cartões postais, livros comentados, etc.

Estou fazendo isso para ficar mais fácil de visualizarmos os trabalhos acerca de um tema, de toda a turma junta.
Espero que vocês não se importem.
Caso tenham algum comentário a fazer, já sabem como proceder.
Abraços.
Pollyana.

Identifique-se

Olá, turminha!
Como vão as coisas? Espero que estejam descansando e curtindo bastante o feriado.
Obrigada pela atenção de vocês, em relação à saude da mamãe. Graças a Deus ela já está em casa e está se recuperando bem.
Obrigada mesmo pelo carinho e pela atenção de todos.

Mas, sigamos...

Vejam bem, vamos acertar mais uma regra de uso do blog: ao inserir uma postagem - ou um comentário -, não deixem de se identificar, ok?

Assim, ficará mais fácil para todos nós podermos responder os comentários e, inclusive, responder ao que estiver sendo perguntado, concordam?

O tamanho do infinito

1,2,3... Estes são os números naturais, nesta ordem. Cada um dos naturais tem um único sucessor, obtido quando a ele somamos o 1. Os naturais podem ser pensados como símbolos que representam certas quantidades. Foram e serão sempre necessários para se contar objetos. Contar um conjunto de objetos é associar a cada um deles um número natural, começando do 1 e indo na seqüência crescente. Isso significa que estamos pondo em cada objeto uma etiqueta identificadora. Ou então podemos pensar que estamos vestindo os objetos com camisetas numeradas, uma para cada objeto diferente. Quando acabamos de fazer isso, ou seja, quando acabamos de contar, o número na camiseta do último objeto é a quantidade de elementos -- ou de objetos -- do conjunto. O maior de todos os números, para uma criança, pode ser 100, 1000 ou 10.000.000.000.000. Mas, se nos perguntarmos seriamente sobre o maior número natural, não será difícil perceber que ele não existe. Imaginemos que de fato ele exista e que tenha um nome. Vamos chamá-lo de "longínquo". Ora, se cada número é sempre seguido por um sucessor, depois do "longínquo" virá "longínquo" + 1, que irá roubar de "longínquo" a qualidade de último e maior de todos os números. Assim, os números naturais são um exemplo de um conjunto infinito, ou seja, que não tem fim, não acaba nunca. O símbolo do infinito (um "oito deitado") representa esta idéia de algo a que nunca se chega. Experimente perguntar a seus amigos o que é infinito e peça exemplos de conjuntos infinitos. Você vai ouvir que são infinitos os grãos de areia na praia, ou o número de gotas no oceano, ou de estrelas no céu. Analisando esses exemplos, podemos entender melhor o que é infinito.

Carolina Guimarães Silva