7 de junho de 2008

Algumas maneiras de ser ecologicamente correto

Mesmo já passado o Dia Mundial do Meio Ambiente - apesar de que temos que viver todo dia como Dia do Meio Ambiente, não é mesmo? - seguem algumas dicas sobre o que podemos fazer para sermos ecologicamente corretos. Ou quase.



1. Jamais jogue lixo no chão.
2. Somente jogue no lixo aquilo que não pode se reutilizado ou reciclado.
3. Não deixar a torneira aberta ao escovar os dentes. Não deixar torneiras pingando (uma torneira pingando gasta mais de 190 litros por dia). Não deixar a válvula de descarga vazando (neste caso o gasto é de 940 litros por dia).
4. Prefira embalagens retornáveis.
5. Ao redigir use papel dos dois lados.
6. Edite texto na tela do computador e evite impressões desnecessárias.
7. Não piche monumentos e paredes.
8. Embrulhe materiais cortantes antes de colocá-los no lixo para evitar acidentes com os garis.
9. Não queime o lixo.
10. Mantenha limpos os parques e praças da cidade.
11. Não jogue lixo em lotes vagos, encostas, bueiros, canaletas e córregos.
12. Ao construir ou reformar, leve o entulho aos locais apropriados.
13. Não deixe material de construção e entulhos espalhados no passeio.
14. Respeite os dias e horários de coleta de lixo.
15. Não jogue lixo pelas janelas dos veículos.
16. Acondicione corretamente o seu lixo.
17. Plante uma árvore.
18. Cuide das áreas verdes de seu bairro.
19. Mantenha seu lote limpo, murado e com passeio.
20. Apague a luz sempre que sair de um recinto. Evite desperdício de energia elétrica sempre. Se possível instale receptor de energia solar em casa.
21. Separe vidro, papel, metal e plástico e leve esse material aos locais de entrega voluntária de coleta seletiva, caso exista usina de reciclagem.
22. Evite excesso de embalagens, principalmente as de plástico.
23. Adquira produtos reciclados, recicláveis, reutilizáveis e que possam ser consertados.
24. Evite os descartáveis.
25. Na hora da comprar pense sempre no supérfluo, no desperdício e no tamanho que o seu lixo vai ficar.
26. Restos de comida, cascas de frutas e legumes e folhas de podas podem virar adubo para suas plantas.
27. Mantenha limpa a calçada em frente à sua casa ou estabelecimento comercial.
28. Cuide para que as bocas de lobo não fiquem entupidas com lixo.
29. Não demore no banho, não durma com a televisão ligada. Economize energia
30. Evite lavar constantemente o carro.
31. Para atrair beija-flores é comuns o uso de bebedouros especiais com água com açúcar, mel ou açúcar mascavo, mas essas misturas fermentam, geram proliferação de fungos e bactérias patogênicas, podendo causar doenças, como a micose de língua, e até a morte dos pássaros.
32. Evite comprar móveis de madeira, mas caso não resista, tenha somente móveis de madeiras reflorestadas ou com o selo de garantia de extração legalizada.
33. Separe as pilhas recarregáveis ou não, além das baterias, principalmente as de celulares e coloque em recipientes metálicos devolvendo quando possível as distribuidoras de sua cidade.
34. Quando for construir evite gastar o mínimo de cimento, aproveitando áreas com terra para plantar.
35. Evite fumar, principalmente em locais fechados.
36. Quando sair à noite, evite lugares muito iluminados. Não se esqueça que existe também a poluição luminosa.
37. Recuse aerosóis ou qualquer produto que contenha CFC. Esse gás destrói a camada de ozônio que protege a terra dos raios ultravioletas, radiações responsáveis pelo câncer de pele.
38. Opte por remédios caseiros.
39. Denuncie aos órgãos competentes que existem em sua cidade, empresas ou pessoas que estejam emitindo poluição, seja ele sólido, líquido, gasoso, visual ou sonoro, sem o mínimo controle.
40. Prefira alimentos cultivados sem agrotóxicos: Mais saudáveis não poluem o solo e a água.
41. Se for necessário utilizar algum tipo de agrotóxico em sua propriedade, opte pelos agrotóxicos naturais, como o fumo. Caso não seja possível, procure se proteger da forma indicada.
42. Vote em candidatos sérios que tenham um plano de governo direcionado para o meio ambiente.
43. Exija do prefeito a instalação de uma usina de reciclagem em sua cidade. A usina, além de contribuir para o meio ambiente, emprega pessoas, educa a população e consegue lucros com a venda dos plásticos, dos papéis, das latas, dos húmus proveniente da compostagem do lixo orgânico, etc.
44. Abrace uma árvore, ande descalço, sinta a força da terra!!!
45. Olhe, admire e respeite a mãe natureza.

FONTE: ALERTA (Associação ligada à educação e recuperação do Planeta Terra)
Disponível em: http://www.refloresta.com.br/

PROVAS

PARA SE DAR BEM NAS PROVAS

Logo, logo o fim do etapa está aí e começam as provas. Pois então saiba que a melhor receita para se dar bem nos testes é prestar atenção nas aulas, fazer as lições no prazo e estudar um pouco todos os dias. Assim, você fica preparado e, quando a prova estiver perto, vai ser preciso apenas revisar o assunto.
Lembre-se de que prova não é nenhum monstro nem o fim do mundo. Tem gente que fica supernervosa na hora e não consegue nem entender direito as questões. Outras pessoas acham que não vai dar tempo e ficam tão apressadas que respondem às perguntas de qualque jeito. E tem ainda quem se distrai com qualquer barulho ou movimento e acaba atrapalhando. Por isso, é muito importante relaxar e fazer a prova com tranquilidade.
Se você entendeu a matéria, não há por que ter medo. Assim que receber as folhas, leia as questões com calma e concentração. Caso tenha alguma dúvida nos enunciados, chame o professor e peça que explique melhor.
Outra dica valiosa é responder primeiro às perguntas que você tem certeza. Assim, você ganha mais confiança e sobra mais tempo para resolver o resto.
As provas são só um jeito de os professores saberem se você aproveitou bem as aulas.

NO DIA DA PROVA

Chegue cedo à escola, pois assim você pode se concentrar melhor. Um atraso vai deixá-lo nervoso ou mesmo fazer com que perca as instruções antes do início da prova.
Caso não entenda algo, chame o professor. Mas não adianta chamá-lo para tentar conseguir alguma informação. Isso só vai fazer você perder tempo.
Antes de escrever as respostas, lembre-se do que estudou, da aula que você deu e elabore uma resposta mentalmente. O texto ficará mais claro e completo.
Concentre-se na prova e tente não prestar atenção em quem está passando no corredor o no colega ao lado, que não para de se mexer. Se você se distrair, perde tempo para resolver uma questão difícil.
Em que problema de matemática, deixe todas as anotações na folha, sem rabiscos. Mesmo que o resultado esteja errado, o professor vai poder dar pontos caso o raciocínio esteja certo.
Se o exame for de testes, tente eliminar primeiro as respostas que não estão corretas.
Atenção nos enunciados! Muitas vezes, eles estão na forma negativa. Por exemplo: ''Qual destes países não participou da colonização da América Latina?''
Em perguntas de verdadeiro ou falso, fique atento nas ''pegadinhas'' (palavras como ''sempre'' ou ''nunca'', por exemplo) que podem confudi-lo.
Nas redações, faça exatamente o que o enunciado pede. Não fuja do assunto! Você perde pontos com isso.
Calcule o tempo para que sobrem alguns minutos para uma revisão final. Relendo todas as respostas, dá para corrigir erros que ficaram pelo caiminho. Não tenha pressa de entregar a prova nem fique nervoso se notar que seus conlegas estão fazendo isso antes de você. Vá no seu ritmo.
Colar não vale a pena. Além de correr o risco de ser pego pelo professor, você não vai aprender nada.
Entregue a prova limpa. Um monte de rasuras vai dificultar a leitura do professor, que terá mais dificuldade para entender suas respostas.



Fonte: Revista Recreio - ano 6 - 17/03/2005 - nº 262


Clara