7 de junho de 2008

PROVAS

PARA SE DAR BEM NAS PROVAS

Logo, logo o fim do etapa está aí e começam as provas. Pois então saiba que a melhor receita para se dar bem nos testes é prestar atenção nas aulas, fazer as lições no prazo e estudar um pouco todos os dias. Assim, você fica preparado e, quando a prova estiver perto, vai ser preciso apenas revisar o assunto.
Lembre-se de que prova não é nenhum monstro nem o fim do mundo. Tem gente que fica supernervosa na hora e não consegue nem entender direito as questões. Outras pessoas acham que não vai dar tempo e ficam tão apressadas que respondem às perguntas de qualque jeito. E tem ainda quem se distrai com qualquer barulho ou movimento e acaba atrapalhando. Por isso, é muito importante relaxar e fazer a prova com tranquilidade.
Se você entendeu a matéria, não há por que ter medo. Assim que receber as folhas, leia as questões com calma e concentração. Caso tenha alguma dúvida nos enunciados, chame o professor e peça que explique melhor.
Outra dica valiosa é responder primeiro às perguntas que você tem certeza. Assim, você ganha mais confiança e sobra mais tempo para resolver o resto.
As provas são só um jeito de os professores saberem se você aproveitou bem as aulas.

NO DIA DA PROVA

Chegue cedo à escola, pois assim você pode se concentrar melhor. Um atraso vai deixá-lo nervoso ou mesmo fazer com que perca as instruções antes do início da prova.
Caso não entenda algo, chame o professor. Mas não adianta chamá-lo para tentar conseguir alguma informação. Isso só vai fazer você perder tempo.
Antes de escrever as respostas, lembre-se do que estudou, da aula que você deu e elabore uma resposta mentalmente. O texto ficará mais claro e completo.
Concentre-se na prova e tente não prestar atenção em quem está passando no corredor o no colega ao lado, que não para de se mexer. Se você se distrair, perde tempo para resolver uma questão difícil.
Em que problema de matemática, deixe todas as anotações na folha, sem rabiscos. Mesmo que o resultado esteja errado, o professor vai poder dar pontos caso o raciocínio esteja certo.
Se o exame for de testes, tente eliminar primeiro as respostas que não estão corretas.
Atenção nos enunciados! Muitas vezes, eles estão na forma negativa. Por exemplo: ''Qual destes países não participou da colonização da América Latina?''
Em perguntas de verdadeiro ou falso, fique atento nas ''pegadinhas'' (palavras como ''sempre'' ou ''nunca'', por exemplo) que podem confudi-lo.
Nas redações, faça exatamente o que o enunciado pede. Não fuja do assunto! Você perde pontos com isso.
Calcule o tempo para que sobrem alguns minutos para uma revisão final. Relendo todas as respostas, dá para corrigir erros que ficaram pelo caiminho. Não tenha pressa de entregar a prova nem fique nervoso se notar que seus conlegas estão fazendo isso antes de você. Vá no seu ritmo.
Colar não vale a pena. Além de correr o risco de ser pego pelo professor, você não vai aprender nada.
Entregue a prova limpa. Um monte de rasuras vai dificultar a leitura do professor, que terá mais dificuldade para entender suas respostas.



Fonte: Revista Recreio - ano 6 - 17/03/2005 - nº 262


Clara

Um comentário:

Os alunos e a professora disse...

Clara, aposto que esse texto além de ter me ajudado ajudou ou ajudará outras pessoas.
Laura n.