4 de outubro de 2008

Outubro: ESPECIAL MÊS DAS CRIANÇAS

Para saber! MENSTRUAÇÃO

Quando uma menina começa a crescer, o cérebro manda uma ordem para os ovários para eles iniciarem a produção dos hormônios estrógeno e progesterona. O estrógeno vai mandar uma mensagem para que os óvulos, que estão nos ovários da menina desde que ela nasceu, amadurecerem. Estes óvulos, geralmente, amadurecem um por mês e a partir daí vão fazer um longo trajeto. Primeiro ele vai se desprender do ovário (direito ou esquerdo) e será levado por prolongamentos parecidos com dedos à tuba uterina iniciando sua viagem até o útero. A tuba uterina é o local onde, geralmente, o óvulo se encontra com um espermatozóide e é fecundado. Uma vez fecundado, o óvulo continuará sua viagem até chegar ao útero que estará preparado para recebê-lo, uma vez que o hormônio progesterona se encarregou de criar um revestimento macio dentro dele, pronto para que o óvulo se fixe e se desenvolva ali bem protegido durante 9 meses.


Caso o óvulo não tenha sido fecundado, ele fará o mesmo caminho, só que não vai permanecer no útero. Em vez disso, ele vai se romper e se misturar a uma certa quantidade de sangue e líquido do revestimento interno do útero – o endométrio – que se dissolveu porque já que não houve fecundação, é desnecessário. Este líquido, chamado menstruação, sai pela vagina durante alguns dias na forma de sangue, outros líquidos e tecidos.


A primeira menstruação, a menarca, não tem uma idade precisa para acontecer. Varia muito. Tem desde menina que menstrua aos 9 anos até outras que menstruam depois dos 14. Você já perguntou à sua mãe quando a menstruação dela veio pela primeira vez? É bem provável que as filhas comecem a menstruar na mesma idade que suas mães
.