24 de abril de 2008

Alexander Graham Bell


Alexander Graham Bell
Telefone, a maior invenção de Graham Bell

Alexander Graham Bell nasceu a 3 de março de 1847, em Edimburgo, na Escócia. Sua família ganhara tradição e renome como especialista na correção da fala e no treinamento de portadores de deficiência auditiva - o avô, Alexander Bell, foi sapateiro em St-Andrews, na Escócia, mas tornou-se professor de elocução, tornando-se especialista em foniatria, e seu pai, Alexander Melville Bell, interessou-se não só pelo som das palavras como pelas causas desse som, indo estudar anatomia (laringe, cordas vocais e boca).
Estudou na Universidade de Edimburgo e começou a fazer experimentos sobre pronúncia. Um amigo de seu pai lhe falou sobre a obra do cientista alemão Hermann von Helmholtz, que havia investigado a natureza física dos sons e da voz. Bell obteve uma cópia do livro e tentou lê-lo, mas a obra estava em alemão (que ele não entendia) e introduzia muitas equações e conceitos de física (incluindo eletricidade) que Bell não dominava.
No entanto, a partir de alguns desenhos do livro, Bell ficou com a impressão de que Helmholtz havia conseguido enviar sons articulados (como vogais) através de fios, pela eletricidade. Na verdade, o que Helmholtz estava tentando fazer era sintetizar sons parecidos com a voz, utilizando aparelhos, e não transmitir sons a distância. Entretanto, o engano de Bell fez com que ele começasse a pensar sobre os modos de enviar a voz a distância por métodos elétricos.
Em 1871, Bell imigrou para a cidade norte-americana de Boston, estado de Massachusetts. Foi professor de fisiologia vocal na Universidade de Boston, onde, em 1873, iniciou convenções para professores de surdos. Foi também o fundador da Associação Americana para Promoção do Ensino da Fala aos Deficientes Auditivos.
De 1873 a 1876, Bell envolveu-se em diversos experimentos que posteriormente levaram-no a descobrir o telefone. Sua pesquisa foi financiada pelos pais de dois de seus alunos; um deles, chamado Gardiner Hubbard, tinha uma filha surda, Mabel, que posteriormente tornou-se esposa de Bell.
A concepção de Bell sobre a teoria do telefone era a seguinte: uma corrente elétrica pode ser feita para modificar a intensidade precisamente enquanto a densidade do ar varia durante a produção do som. Diferente do uso do telégrafo de uma corrente intermitente, o telefone exige uma corrente contínua com intensidade variante.
Em 1874, Bell inventou um telégrafo harmônico para transmitir diversas mensagens simultaneamente por um único fio, e um receptor telefônico-telegráfico. Na tentativa de reproduzir a voz humana eletricamente, ele tornou-se um especialista na transmissão elétrica de ondas. Enquanto Bell originou a idéia, seu parceiro, Thomas Watson, produziu e montou o equipamento.
Bell sentiu que havia urgência em patentear seu invento, embora não estivesse ainda funcionando. Redigiu a versão final do pedido, que foi levado por Hubbard a Washington e entregue no Escritório de Patentes no dia 14 de fevereiro de 1876, apenas duas horas antes de que o mesmo fosse feito por Elisha Gray. Essas duas horas foram fundamentais para que a patente fosse dada a Bell como o inventor do telefone.Pouco após receber a patente, Bell apresentou sua invenção na Exposição do Centenário, na Filadélfia. Seu aparelho gerou grande interesse público e recebeu um prêmio no evento. O Imperador Dom Pedro do Brasil fez uma encomenda de 100 aparelhos para o País.
Em 1898, Bell sucedeu ao sogro na presidência da National Geographic Society. E foi ele quem transformou o velho boletim da entidade na belíssima National Geographic Magazine.
Ao longo de sua vida, Bell obteve 18 patentes em seu nome e 12 em conjunto com colaboradores. Do total, 14 são relativas ao telégrafo e ao telefone, 4 dizem respeito ao fotofone, uma ao fonógrafo, 5 a veículos aéreos, 4 a hidroaviões e duas a um tipo de célula de selênio.
Todos sabem que Bell inventou o telefone. Mas poucos sabem que inventou o disco de cera para gravação sonora, aprimorando, assim, o fonógrafo de Édison. Ou que criou as primeiras sondas tubulares para exames médicos. Ou que construiu um "colete a vácuo", isto é, uma forma primitiva de pulmão-de-aço. Ou que selecionou uma raça curiosa de carneiros. Ou que desenvolveu um sistema de localização de icebergs muito semelhante ao sonar. Ou que foi um dos precursores na descoberta dos raios laser. Ou que inventou o fotofone, sistema de transmissão de mensagens pelos raios luminosos, lá pelos idos de 1887. Ou que construiu os barcos mais velozes de seu tempo, capazes de superar os 100 quilômetros por hora. Ou ainda que foi um dos pioneiros da aviação, sendo o primeiro homem a voar num aparelho mais pesado do que o ar em todo o Império Britânico, no ano de 1907.Em 1882, Bell tornou-se um cidadão norte-americano. Ele faleceu em Baddeck, no Canadá, em 02 de agosto de 1922.

"Inventor é um homem que olha para o mundo em torno de si e não fica satisfeito com as coisas como elas são. Ele quer melhorar tudo o que vê e aperfeiçoar o mundo. É perseguido por uma idéia, possuído pelo espírito da invenção e não descansa enquanto não materializa seus projetos."


Alexander Graham Bell
Fontes: Museudotelefone.org.br10emtudo.com.br
Luiz Felipe

Matematica | Super Dicas - Regras de Divisibilidade

Matematica Super Dicas - Regras de Divisibilidade

Essas informações vão nos ajudar muito a entender os critérios de divisibilidade.
Daniel

Divisibilidade

A Polly passou um texto no caderno sobre a divisibilidade, pensei em mostrar a divisibilidade de outro número que conheço.
Divisibilidade por 6:
Todo número que é divisível por 2 e por 3,é divisível por 6.
Laura Novaes