15 de junho de 2008

Construa sua própria bússola

Que tal construir você mesmo sua própria bússola?

Esse instrumento já era usado há cinco séculos pelos navegadores para se localizar nos oceanos! Pois você pode construir uma bússola com materiais simples e baratos. A agulha de uma bússola nada mais é do que um pequeno ímã que gira sobre um eixo. Assim, para construir uma, você precisa, em primeiro lugar, produzir esse pequeno ímã.Depois, é só montá-lo sobre um apoio, de forma que possa girar livremente. Do que você precisa: - um ímã em barra (desses usados para fechar portas de armário, por exemplo, facilmente encontrado em lojas de ferragens ou de materiais para construção); - grampo metálico daqueles usados para fechar pastas (veja as figuras); - martelo; - um prego; - uma rolha; - uma agulha.


Como fazer:






1) Abra o grampo e dobre suas hastes.

2) Usando o prego e o martelo, faça uma pequena saliência na parte central da cabeça do grampo. O ponteiro da bússola está quase pronto. Agora, só falta imantá-lo.

3) Quando esfregamos um arame ou uma barrinha de aço ou de ferro sobre um ímã, obtemos novos ímãs. Portanto, pegue o ímã que você adquiriu e esfregue o grampo contra a lateral dele, tomando muito cuidado para não fazer movimentos de ida e volta durante o processo: esfregue o grampo somente em um sentido. Repita algumas vezes esse movimento e, pronto, o grampo estará imantado e, seu ponteiro, pronto.
4) Para fazer a base da bússola, enfie a agulha na rolha, deixando a ponta para cima. Equilibre o grampo sobre a ponta da agulha.

5) Pode acontecer de o grampo não ficar perfeitamente equilibrado. Para resolver esse problema, você pode enfiar pedacinhos de canudos de refresco nas pontas do grampo, até que o equilíbrio seja atingido.

6) Falta testar a bússola: aproxime o ímã de uma das extremidades do ponteiro. Se tudo estiver certo, ela deve ser atraída por um dos pólos do imã e repelida pelo outro. Se isso ocorrer, sua montagem está em ordem. Agora, afaste da bússola tanto o ímã como outros objetos metálicos: ela deverá funcionar como qualquer outra, ou seja, indicando a direção Norte-Sul.






Para saber mais sobre bússolas e eletromagnetismo, não deixe de conhecer o volume 12 da coleção Ciência Hoje na Escola, sobre Eletricidade.


Norberto Cardoso Ferreira Instituto de Física, Universidade de São Paulo

Carolina

Camada de Ozônio


Uma faixa de um gás azulado, envolve a Terra há 400 milhões de anos. Em um planeta ainda em formação, as microscópias algas azuis geraram oxigênio suficiente para formar uma camada de 15 a 50 quilômetros na estatofera, composta por um gás especial, capaz de absorver os raios ultravioleta. Essa capacidade de proteção foi vital para que a vida orgânica pudesse se desenvolver na Terra, algo impossível de acontecer se os raios solares não fossem filtrados. O ozônio é um tipo de oxigênio, com uma estrutura molecular diversa.

Um buraco do tamanho da Europa

Descoberto por acaso por um pesquisador inglês na Antártida em 1982, o buraco na camada de ozônio tinha sido registrado anteriormente pelo satélide metereológico Nimbus 7 e interpretado pelo computador de bordo como "erro" de leitura. Hoje, o buraco atmoférico que cobre o Pólo Sul tem o tamanho aproximadamente da Europa.

Clara