1 de junho de 2008

Curiosidades..

Como funciona a busula?

Norte, Sul, Leste, Oeste, Sudeste, Nordeste, Sudoeste, Noroeste. A bússola pode nos indicar todas essas direções. Mas de que maneira a pequena seta desse instrumento consegue isso? Vamos tentar entender experimentando...
Tenha em mãos dois ímãs – aqueles de geladeira, em forma de barra, servem. Aproxime um ímã do outro e observe que a extremidade de um vai atrair ou repelir a ponta do outro. Isso acontece porque os ímãs têm dois pólos, Norte e Sul, e os pólos opostos se atraem, enquanto os iguais se repelem.
Outro teste: apóie um dos ímãs em uma mesa e segure o outro um pouco acima do que ficou apoiado. Movimente o ímã que está na sua mão e repare que o outro vai rodar sobre a mesa. Neste caso, o ímã não foi atraído, mas sofreu uma pequena influência que o fez se movimentar.
Agora, pense na Terra como um grande ímã. Esse exercício de imaginação tem grande relação com a realidade porque na Terra existem campos magnéticos. É como se os seus pólos fossem capazes de atrair. E o que a bússola tem a ver com tudo isso?
Esse instrumento, que consiste em uma caixa com uma agulha magnética dentro, nada mais é do que um pequeno ímã que se move atraído pelos extremos da Terra. Por isso, em qualquer parte do planeta, a agulha da bússola vai ser influenciada pelo campo magnético da Terra, rodando e apontando para a direção dos extremos Norte-Sul.
Assim, se estamos em São Paulo e queremos ir para o Nordeste poderemos usar uma bússola: sua agulha vai se alinhar na direção Norte-Sul. À direita da agulha estará o Leste, e entre esta direção e o Norte, ficará a direção do Nordeste.
A bússola foi inventada no século 10 pelos chineses e muito utilizada para orientação dos navegadores. Esse instrumento foi a primeira aplicação prática do fenômeno do magnetismo, hoje tão importante na construção de motores, discos rígidos de computadores etc.


Alberto Passos Guimarães
Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas

REVISTA CHC (Ciência hoje das crianças) 179 : MAIO DE 2007

Carolina