10 de abril de 2008

As camadas da terra

A Terra é classificada em três tipos de camadas, que são divididas de acordo com certos critérios químicos e físicos. De forma simplificada, a Terra é formada por uma camada externa, um manto viscoso e um núcleo na parte mais interna.



A camada externa, denominada de crosta terrestre, é a camada cuja espessura vai de 5 a 30 km. Existem diversos tipos de crosta, no entanto, os principais são a crosta continental e a oceânica. A crosta continental é composta por rochas graníticas. Já a crosta oceânica é de composição basáltica.

O manto é uma camada essencialmente viscosa, composto por substâncias ricas em ferro e magnésio, apresenta temperaturas que podem variar de desde 100º Celsius a 3500º Celsius.

O núcleo é a camada mais interna do planeta. Contêm basicamente elementos metálicos como ferro, níquel e silício, essa camada representa cerca de 1/3 de toda a massa da Terra. O núcleo é dividido em duas partes: o núcleo sólido, com um raio de 1250 km e o núcleo líquido que o envolve. As temperaturas nessa camada são extremamente altas, chegando a 5000ºC. Alguns especialistas acreditam que o núcleo da Terra gira mais rápido que o restante do planeta.

Laura Simões

Nenhum comentário: