1 de maio de 2008

O uso das aspas e do travessão

Aspas e travessão são usados para indicar declaração textual de alguém. As aspas são usadas quando a declaração está inserida no meio de um parágrafo. O uso do travessão ocorre quando a declaração inicia e toma o parágrafo inteiro ou a maior parte dele. Deve-se preferir o uso de travessão quando a declaração é composta por mais de uma frase, e de aspas quando a declaração não se constitui em uma frase completa.

Exemplo de uso de aspas:

O jornal paraense O Liberal registrou a convocação do ministro para que as forças produtivas da sociedade, governos estaduais e prefeituras invistam recursos no desenvolvimento da ciência e tecnologia: "precisamos de muitos recursos e não pode ser só da União; tem de ser dos estados, de algumas prefeituras e do empresariado", conclamou Amaral.

Exemplo de uso de travessão:

— É um fato que diversos serviços avançados ainda não podem ser realizados a contento aqui no Brasil pela indisponibilidade de canais de alta velocidade nem de mecanismos de tráfego que dê uma maior prioridade a aplicações especiais, como videoconferência e outras. O que queremos é ter uma idéia de quais aplicações não estão sendo usadas ou são usadas com pouca freqüência devido às limitações em termos de largura de banda e/ou reserva de recursos da RNP — explica o coordenador do GT, professor José Augusto Suruagy.

site:http://www.rnp.br/guia/estilo/aspas.html
Carolina

Nenhum comentário: