1 de maio de 2008

DIA DO TRABALHO

Em 1º de maio, comemoramos o Dia do Trabalho, um feriado mundial. Nessa data, pouca gente sai para trabalhar, afinal é feriado, mas muitos serviços continuam funcionando.
Aproveite a folga nesse dia para imaginar o que aconteceria se todos parassem de trabalhar. Lojas, bancos, farmácias, supermercados, fábricas, tudo fecharia. Agricultores não plantariam e navios, trens e aviões não levariam cargas ou passageiros. Nada funcionaria.
A vida ficaria bem complicada. Isso porque as pessoas dependem não só do seu trabalho para viver, mas também do trabalho dos outros. Todas as profissões são importantes e estão interligadas, cada um fazendo a sua parte.
Quer um exemplo? O pão que você come de manhã é feito por um padeiro, com ingredientes produzidos em indústrias. O leite vem de vacas de fazendeiros. Um químico criao creme dental que você usa para escovar os dentes. As roupas são feitas por operários de uma confecção. O ônibus é conduzido por um motorista e, ao chegar à escola, você tem aula com um professor. E esse é só o começo do dia.
Fique ligado em tudo o que você faz e repare quantos profissionais diferentes encontra. Todos ajudam a manter a cidade funcionando.

MUITOS TRABALHOS
Além de várias profissões, ha´diferentes tipos de trabalho. O remunerado é aquele em que a pessoa recebe um pagamento em troca de algo feito. Já as donas de casa não ganham para fazer tarefas como lavar e cozinhar, mas realizam um trabalho fundamental para todo mundo.
Há ainda o trabalho voluntário, que não é remunerado, porque é feito por pessoas que se oferecem para realizá-lo, contribuindo para a melhoria da sociedade. Um exemplo disso são os professores, médicos e outros profissionais que trabalham de graça em favelas, hospitais e comunicades carentes.

POR QUE Iº DE MAIO?
O dia do rabalho foi criado para homenagear operários dos Estados Unidos que foram às ruas no dia 1º de maio de 1886 para lutar por melhores condições de trabalho nas fábricas. Eles queriam a redução das horas de trabalho e salários justos. O protesto foi reprimido pela polícia. Trabalhadores acabaram mortos e outros foram presos ou feridos.
Levou ainda um empo até que a jornada de trabalho passasse de 13 para 8 horas diárias e os finais de semana fossem dias de descanso.
Outras conquistas foram o direito às férias, à hora de almoço e à aposentadoria. Aos poucos, profissionais de outras partes do mundo conseguiram melhores condições de trabalho e até hoje eles aproveitam a data para realizar debates ou para protestar contra alguma injustiça.

SALÁRIO MÍNIMO
No Brasil, até o final da década de 1930, muitos trabalhadores ganhavam pouco e não tinham condição nem de se alimentar, se vestir ou morar direito.
No dia 1º de maio d 1940, o presidente Getúlio Vargas anunciou a criação do salário mínimo. A partir daí, todas as empresas tiveram de pagar aos funcionários pelo menos o valor estipulado pela lei. Além disso, surgiram outras leis para garantir férias, licença-saúde, licença-maternidade e mais benefícios aos profissionais.
O valor do salário mínimo é revisto e atualizados de tempos em tempos.

Fonte: Revista Recreio nº320 - 27/04/06
Clara

Um comentário:

Os alunos e a professora disse...

Parabéns, Clara!
Ótima contribuição.
Beijos, Pollyana.