8 de abril de 2008

Terra

>TERRA
Foi apenas a partir dos tempos de Copérnico que a nossa civilização começou gradualmente a tomar consciência de que a Terra era apenas mais um planeta. Esta é talvez a razão pela qual é o único planeta no sistema solar cujo nome não coincide com o de nenhum deus das mitologias romanas ou grega; na mitologia romana o deus da Terra era Tellus o qual estava associado ao solo fértil, enquanto que na grega correspondia a Gaia, a deusa da Terra Mãe.
A Terra, como qualquer dos outros planetas, gira em torno do
Sol, exactamente pelas mesmas razões de uma pedra que, quando lançada ao ar, cai para a própria superfície terrestre. Esta compreensão, que unifica o sideral e o terrestre, aparece explicada pela primeira vez, nos Philosophiae Naturalis Principia Mathematica, publicada em 1687 e cujo autor foi Isaac Newton. Os objectivos dos Principia são: primeiro, explicar o movimento dos astros ou encontrar a explicação para as leis de Kepler; segundo, o uso da linguagem matemática para descrever os fenómenos físicos observados na natureza; terceiro, a formulação de leis naturais que unificam o mundo terrestre com o mundo dos astros, leis que explicam o movimento do cometa e da bala, a queda da maçã e a trajectória da Lua em torno da Terra.


Matheus

2 comentários:

Os alunos e a professora disse...

Matheus,
parabéns pela sua participação nas postagens do blog. São sempre muito enriquecedoras e mostram que você está mesmo envolvido neste trabalho.
É muito bom ter um aluno como você!
Beijos,
Pollyana.

Os alunos e a professora disse...

Brigado

Matheus