22 de abril de 2008

As Estações do Ano

Solstício, Equinócio

Os movimentos de rotação e translação da Terra e a inclinação do eixo do planeta são os responsáveis pelas estações. Entre setembro e março, o hemisfério sul recebe mais diretamente os raios do sol e há pelo menos 12 horas de luz. É a época da primavera e do verão. Enquanto isso, o hemisfério norte - que recebe a luz do sol de maneira mais indireta - passa pelo outono e o inverno. Nos outros seis meses do ano, a situação se inverte.

As diferenças entre as estações do ano são mais marcantes longe do Equador. A zona equatorial é atingida pelos raios solares quase perpendicularmente por todo o ano, o que faz com que os dias e as noites tenham a mesma duração e haja pequena variação de temperatura. Nas zonas de latitude média e temperada, as estações passam a ter características bem definidas. As regiões polares são atingidas pelos raios solares de maneira mais indireta, o que faz com que as temperaturas sejam sempre baixas. No verão, os dias são muito longos e extremamente curtos no inverno.

Solstício – A palavra solstício significa "Sol quieto", pois nesses dias o Sol alcança suas posições extremas no céu, ficando o mais distante do Equador. Isso dá origem ao dia mais longo do ano num hemisfério, marco do início do verão, e ao mais curto no outro, marco da entrada do inverno. No dia 22 ou 23 de junho acontece o solstício de inverno no hemisfério sul e o solstício de verão no hemisfério norte. No dia 22 ou 23 de dezembro acontece o contrário: solstício de verão no hemisfério sul e de inverno no hemisfério norte.



Equinócio – A palavra equinócio significa "noite igual". Ele marca o momento do ano em que a duração do dia é igual à da noite. Isso acontece quando o Sol fica exatamente sobre o Equador no seu caminho para atingir o ponto extremo ao norte ou ao sul. Por volta do dia 21 de março ocorre o equinócio de outono no hemisfério sul (e o da primavera no hemisfério norte) e no dia 23 de setembro acontece o equinócio da primavera no hemisfério sul (e o de outono no hemisfério
norte).

Matheus
Fonte:CD Almanaque Abril 2003

2 comentários:

Os alunos e a professora disse...

Matheus,
mais uma vez, obrigada pela colaboração.
Beijos,
Pollyana.

Os alunos e a professora disse...

Muito legal sue texto Matheus é muito informativo,
Carolina