24 de outubro de 2008

O que a Menstruação pode provocar ?

TPM= Sensação que o mundo vai acabar antes da menstruação...

É isto que a maioria das mulheres que tem TPM sente.

Também chamada de desordem disfórica pré-menstrual, ou carinhosamente TPM, atinge aproximadamente 75% das mulheres.

No entanto apenas 8% das mulheres têm sintomas muito intensos.


Cólica= Cólica menstrual é o sintoma normal que acompanha a menstruação.

Também é chamada de dismenorréia e afeta 50% das mulheres em idade fértil.

Juntamente com a
Tensão Pré-Menstrual é uma das principais queixas das mulheres, responsável por perda de dias inteiros de estudo ou trabalho.

Ao contrário do que se pensava antigamente, a cólica menstrual tem tratamentos muito eficazes que melhoram muito a qualidade de vida da mulher nestes dias.

Clara

23 de outubro de 2008

Como Estudar ?

Estudar exige mais do que paciência e força de vontade. Estudar requer também, muita disciplina e o domínio de algumas técnicas - às vezes, simples - para que o aprendizado seja feito com a máxima eficiência e o mínimo de tempo.Uma boa dica é não deixar tudo para a véspera. De fato, não é fácil conseguir motivação hoje, e começar a estudar para uma prova que só será daqui a 2 semanas. Mas isso é só uma questão de reeducação de hábitos. Experimente tirar 2 horas de seus dias, para estudar o conteúdo das aulas dadas naquele dia. Com o tempo, você terá mais facilidade em compreender e memorizar toda a matéria, e ainda sentirá uma queda no nível de stress das vésperas de prova, quando o conteúdo se acumula, e você não sabe nem por onde começar a estudar. Com essa metodologia, o menos vai virar mais. A matéria estará sempre fresca na sua cabeça, e estudando menos, você estará aprendendo mais.


Clara

Vídeos - História do Brasil

Olá, turminha!
Estou postando 3 vídeos sobre a história do Brasil Colônia. Os vídeos foram produzidos pelo historiador Boris Fausto.
O professor Boris Fausto é especialista em vários temas da história brasileira, como Revolução de 30, imigração, movimentos sociais, a criminalidade em perspectiva histórica e autoritarismo.
Apesar de um pouco longos, os vídeos são muito instrutivos e poderão auxiliá-los na revisão dos conteúdos que estamos estudando.
Beijos,
Pollyana.





19 de outubro de 2008

Produção de células sexuais

A partir da puberdade, o homem produz células sexuais (na forma de espermatozóides) continuamente. Em contrapartida, assim que uma mulher nasce, ela já produziu todos os óvulos que deveria produzir por toda a vida. Quando chega na puberdade, os óvulos começam a se desenvolver e são liberados. Este processo continua até a menopausa. Em homens e mulheres, a produção de células sexuais envolve meiose, um tipo de divisão celular onde nossos dois grupos de instruções genéticas são reduzidos a um único grupo para a célula sexual.

Imagem cedida por U.S. DOE, Human Genome Project (Projeto Genoma Humano, esforço de pesquisa internacional para identificar e mapear todos os genes do DNA humano, iniciado em 1990)

Cada célula em nosso corpo contém um conjunto de cromossomos de nossa mãe (seu óvulo) e de nosso pai (seu espermatozóide). Quando o corpo produz células sexuais (espermatozóides ou óvulos), ele deve reduzir o número de cromossomos pela metade para entrar nas células sexuais. Para fazer isso, ele combina aleatoriamente cromossomos de ambos os grupos em uma divisão celular e os reduz à metade em outra. Portanto, cada espermatozóide ou óvulo que nosso corpo produz é único e diferente, com uma combinação diferente dos genes de nossos pais. É por isso que dois irmãos na mesma família podem parecer e agir de forma totalmente diferente um do outro, mesmo vindo dos mesmos pais - tudo depende de quais genes (cromossomos) foram escolhidos na produção das células sexuais da mãe e do pai.

Um pouco sobre GENÉTICA - Gregor Mendel


Olá, turminha!
Como havia prometido, segue uma matéria da revista Ciência Hoje das Crianças falando sobre o pai da genética.
Beijos,
Pollyana

A fantástica história do monge e suas ervilhas
Saiba quem foi o austríaco Gregor Mendel, considerado hoje o pai da genética!

Alguém já disse que você tem os olhos do seu pai ou o nariz igual ao da sua mãe? Porque será que somos parecidos com nossos familiares? Se você já se perguntou alguma vez como as características físicas passam de geração em geração, saiba que a resposta para essa questão foi encontrada pela primeira vez em um jardim... Mas o que será que as flores têm a ver com as características físicas dos seres humanos? Epa, alguém disse flores? Não estamos falando de um jardim florido, mas de um jardim repleto de ervilhas!

Se você quiser saber como as experiências com ervilhas mostraram que as características físicas de uma geração são transmitidas às gerações seguintes, precisa conhecer a história de Gregor Mendel, o monge que descobriu o segredo da hereditariedade usando um jardim, algumas ervilhas e muita, muita inteligência.

Mendel nasceu em 1822, na cidade de Heizandorf, na Áustria. Aos 21 anos, entrou no monastério de São Tomás em Brunn, atual Brno. Para se tornar monge, era preciso entender de religião, mas também de ciências. Ele se tornou monge em 1847 e em 1851 resolveu se aprofundar em disciplinas como física, matemática e ciências naturais na Universidade de Viena. Ao se formar, depois de quatro anos, iniciou uma série de trabalhos com plantas no monastério para descobrir como se transmitem as características hereditárias.

Estátua de Mendel no Mosteiro de São Tomás


Os contemporâneos de Mendel não acreditaram nele, pois estavam ouvindo pela primeira vez suas descobertas, que são hoje o ponto de partida para quem quer estudar genética. Ele foi um homem à frente de seu tempo e a História guardou um lugar especial para sua memória. O monge passou a ser considerado o pai da genética! O reconhecimento é tanto que construíram uma estátua de pedra em sua homenagem no jardim mais importante do Mosteiro de São Tomás, onde ele fez suas primeiras descobertas.

Graças a Mendel, o troca-troca genético de que a gente tanto ouve falar se tornou possível. Os transgênicos -- animais e plantas que recebem genes de outras espécies de seres vivos -- são realidade! O homem hoje é capaz de modificar o gene de uma planta para torná-la mais resistente às pragas, por exemplo. Ou então, fazer experiências trocando genes de animais, para tentar desenvolver novos medicamentos.

Enfim, muita coisa pode ser feita com o estudo da genética. Não se admire se um dia você acordar com uma imensa vontade de ser geneticista! Lembre-se que toda essa história começou em um jardim, com um monge sabido que cultivava ervilhas...


Sarita Coelho
Ciência Hoje das Crianças
04/04/02

8 de outubro de 2008

lollipop uma boa música bjoossss

Uma música boa aí genteeeeeee bjus

http://br.youtube.com/watch?v=LpocrqvP2Yg

Enquete de jogos

Quem fez aquela enquete escreveu Maple Story errado, nao e Maple History, e Maple Story

4 de outubro de 2008

Outubro: ESPECIAL MÊS DAS CRIANÇAS

Para saber! MENSTRUAÇÃO

Quando uma menina começa a crescer, o cérebro manda uma ordem para os ovários para eles iniciarem a produção dos hormônios estrógeno e progesterona. O estrógeno vai mandar uma mensagem para que os óvulos, que estão nos ovários da menina desde que ela nasceu, amadurecerem. Estes óvulos, geralmente, amadurecem um por mês e a partir daí vão fazer um longo trajeto. Primeiro ele vai se desprender do ovário (direito ou esquerdo) e será levado por prolongamentos parecidos com dedos à tuba uterina iniciando sua viagem até o útero. A tuba uterina é o local onde, geralmente, o óvulo se encontra com um espermatozóide e é fecundado. Uma vez fecundado, o óvulo continuará sua viagem até chegar ao útero que estará preparado para recebê-lo, uma vez que o hormônio progesterona se encarregou de criar um revestimento macio dentro dele, pronto para que o óvulo se fixe e se desenvolva ali bem protegido durante 9 meses.


Caso o óvulo não tenha sido fecundado, ele fará o mesmo caminho, só que não vai permanecer no útero. Em vez disso, ele vai se romper e se misturar a uma certa quantidade de sangue e líquido do revestimento interno do útero – o endométrio – que se dissolveu porque já que não houve fecundação, é desnecessário. Este líquido, chamado menstruação, sai pela vagina durante alguns dias na forma de sangue, outros líquidos e tecidos.


A primeira menstruação, a menarca, não tem uma idade precisa para acontecer. Varia muito. Tem desde menina que menstrua aos 9 anos até outras que menstruam depois dos 14. Você já perguntou à sua mãe quando a menstruação dela veio pela primeira vez? É bem provável que as filhas comecem a menstruar na mesma idade que suas mães
.